FINAL DE ANO NO CONDOMINIO O GUIA COMPLETO COM DICAS PARA SINDICOS  BLOG (2) (1)

Final de ano em condomínios: o guia que todo síndico deve ler!

A checklist com todas as providências que o síndico deve tomar para o final de ano no condomínio

Final de ano chegou e com ele, as obrigações do síndico aumentam.

Engana-se quem pensa que final de ano em condomínio se resume apenas a se preocupar com a decoração das áreas comuns.

O síndico precisa se preparar também para a segurança do condomínio, o aumento das reservas das áreas comuns e além disso, deixar tudo organizado para as obrigações do começo do ano, que envolvem prestação de contas e a previsão orçamentária do condomínio.

Preparamos um guia completo com tudo o que o síndico precisa fazer no final de ano no condomínio para deixar suas obrigações em dia.

Saiba mais neste post:

  • Prepare-se para o aumento das reservas no final de ano no condomínio
  • Saiba mais sobre segurança no condomínio
  • Conheça uma ferramenta de controle das entregas no condomínio
  • Aprenda a planejar as férias e 13º dos colaboradores do condomínio
  • Dicas de decorações de natal para o seu condomínio
  • E mais: tudo o que você precisa organizar para começar o ano no seu condomínio com todas as obrigações em dia

Reservas no condomínio

O mês de dezembro é o mais concorrido entre os moradores. As buscas por reservas da churrasqueira, salão de festas e demais espaços nas áreas comuns do condomínio, sempre aumentam nessa época.

Para evitar dores de cabeça, o síndico pode informar os moradores com antecedência, para que eles se programem antecipadamente para as festas.

Condomínios estão contando com um aplicativo para condomínio que está ajudando síndicos e porteiros a economizarem tempo e ainda evitarem falhas e confusões na hora de realizarem essas reservas.

Seu condomínio definiu regras de segurança para as reservas em decorrência da pandemia? Esse aplicativo para condomínio ainda permite inserir todas as regras do espaço de áreas comuns, assim os moradores podem ler todos os detalhes antes de concluir a reserva.

Segurança no condomínio

Normalmente nas últimas semanas do ano, os moradores viajam e o condomínio acaba ficando mais vazio.

Para reforçar a segurança, treine os funcionários e passe orientações sobre as normas de segurança do condomínio. Lembre-se de conferir se as câmeras de segurança e cercas elétricas estão funcionando corretamente.

É importante saber que somente essas medidas não são suficientes, pois a segurança depende dos cuidados dos moradores também. Por isso, divulgue avisos reforçando medidas de segurança.

Seu condomínio tem um controle eficaz da portaria? Conheça o aplicativo para condomínio que organiza a entrada e saída de pessoas autorizadas, garantindo mais segurança e praticidade para a rotina de moradores e porteiros.

Entregas no condomínio

Depois da Black Friday e com o Natal se aproximando, com certeza as entregas vão aumentar no seu condomínio.

Para evitar que os moradores fiquem ligando ou até mesmo indo pessoalmente até a portaria verificar se as encomendas já chegaram, síndicos estão implementando uma ferramenta prática para realizar tanto o controle, quanto o aviso do recebimento de entregas.

Férias e 13º dos colaboradores do condomínio

Se o seu condomínio possui colaboradores contratados pelo regime CLT, você precisa organizar as férias e o pagamento do 13º salário.

O pagamento do 13º salário e de benefícios extras, como Cestas de Natal por exemplo, sempre devem estar na previsão orçamentária do condomínio.

Organize todo o esquema de plantão dos colaboradores com antecedência para as festas de final de ano. Lembre-se de oficializar a decisão com a assinatura dos colaboradores.

Decorações de final de ano no condomínio

E por último, entre no clima das festas no final de ano no condomínio!

Os moradores sempre esperam pela decoração de final de ano no condomínio, por isso, capriche com essas dicas:

  • Sempre planeje os custos com a decoração de final de ano na previsão orçamentária do condomínio
  • Escolha itens que possam ser reutilizados nos próximos anos, assim você vai economizar dinheiro do condomínio
  • Hoje, muitas empresas trabalham com o aluguel de decorações natalinas. Pesquise antes de tomar as decisões, e escolha a melhor opção para todo o condomínio.
  • Tome cuidado com a rede elétrica se for instalar as luzes de Natal. Verifique a capacidade e resistência dos condutores da fonte de energia do seu condomínio.

Bônus: saiba tudo o que você precisa organizar para começar o ano no seu condomínio com todas as obrigações em dia

Previsão orçamentária do condomínio

A previsão orçamentária deve ser feita no final de ano no condomínio, para que no ano seguinte o síndico apresente aos moradores em assembleia, quanto vai ser necessário arrecadar com taxas condominiais.

A previsão orçamentária do condomínio, deve planejar o fluxo de caixa necessário para arcar com despesas ordinárias e extraordinárias do condomínio.

Para realizar uma previsão orçamentária do condomínio, o síndico deve tomar como base as despesas que o condomínio teve no último ano e para isso, é importante ter todos os balancetes e relatórios do condomínio organizados.

Além disso, é necessário incluir as projeções de inflação e os eventuais reajustes salariais e contratuais de empresas terceirizadas.

Uma boa previsão orçamentária, leva em consideração a taxa de inadimplência do condomínio e ainda planeja uma margem para imprevistos, como vazamentos por exemplo. Essa margem de imprevistos pode ser calculada em torno de 5% a 10% do orçamento anual total e vai ser arrecadada diretamente para o fundo de reserva.

Prestação de contas do condomínio

Os moradores têm o direito de ter acesso à prestação de contas do condomínio, conforme determina o art. 1.348 do Código Civil.

A prestação de contas do condomínio deve ser apresentada para os moradores na assembleia condominial ordinária.

E para entregar essa obrigação no início do ano, é importante preparar todos os documentos, relatórios e comprovantes com antecedência, no final de ano no condomínio, para evitar erros.

Assembleia condominial ordinária

No começo do ano, deve acontecer a assembleia condominial ordinária, que é obrigatória por lei, como determina o Art. 1.350 do Código Civil.

A assembleia condominial ordinária deve apresentar a previsão orçamentária do condomínio e, é nela que também acontece a eleição de síndico, subsíndico e conselho fiscal. (Esses cargos podem variar conforme o que estiver determinado na convenção condominial).

O síndico precisa listar os assuntos que serão tratados e votados na assembleia, para então depois divulgar o edital aos moradores. A convocação da assembleia deve acontecer com antecedência, conforme prazo previsto na convenção condominial.

Em tempos de pandemia e isolamento social, condomínios estão buscando alternativas para realizar as assembleias condominiais.

‍Fonte: Nucondo

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *