Contas A Pagar De Um Condomínio

Contas a pagar de um Condomínio

Como fazer uma administração eficiente das contas a pagar de um condomínio

Todo mundo sabe que os condomínios são modelos de moradia, onde cada um tem o seu cantinho, não importando se é apartamento ou casa, porém, se dividem em áreas comuns, o que quer dizer, que de qualquer jeito todos vão ter que conviver um com o outro.

Quem tem a difícil missão de cuidar da administração do condomínio, sabe que precisa se manter sempre atento as várias regulamentações e condutas, além de estar em constante atualização, sempre buscando soluções que sejam mais eficientes e econômicas para gerar a segurança e o bem-estar de todos os moradores.

Fazer a gestão de um condomínio não é uma tarefa nada fácil!

Realizar a administração das contas de um condomínio não é algo nada diferente ou excêntrico da administração feita em empresas. Em qualquer caso, o essencial é que se mantenha a disciplina e que os objetivos referentes ao uso do dinheiro sejam bem claros.

Afinal, todo condomínio busca ter tudo em pleno e bom funcionamento, além de oferecer uma boa moradia, porém, também querer ter mais melhoras na estrutura de suas áreas comuns.

Pensando em tudo isso, que nós resolvemos criar este artigo especialmente para você!

Veja como fazer uma administração eficiente das contas a pagar do condomínio!

Como os síndicos podem melhorar a gestão financeira do prédio?

Não existe um síndico que não entenda muito bem o quão importante é fazer anotações corretas, referentes às entradas e saídas de dinheiro dentro do condomínio, para que mais tarde, seja possível realizar a prestação de contas. Mais do que qualquer coisa, este registro é muito importante, é o primeiro passo para uma gestão mais eficiente das finanças.

Por meio de dados como esse, a possibilidade de realizar uma análise dos gastos do condomínio, se torna mais real, trazendo até mais atribuições, porque dessa forma, fica mais fácil encontrar soluções ou até, fazer corte de gastos desnecessários.

Sem contar que um controle como esse você consegue perceber aumentos feitos nas contas pagas pelo condomínio.

Logo, ter um controle e uma melhora na gestão financeira são os primeiros passos para se alcançar uma administração eficiente.

Faça a análise das contas

Tenha em mente que essa é uma prioridade; não importando o tempo que você administra um condomínio.

Faça avaliações constante dos recibos e depósitos, sem esquecer dos balancetes, e, também do mais importante: preste bastante atenção em todas as verificações de documentos e nos pagamentos feitos aos funcionários.

Tenha metas

Procure sempre realizar um planejamento financeiro, onde fique incluído não somente a manutenção do condomínio, como também quais são seus objetivos financeiros.

Por exemplo, você pode colocar nesse planejamento, metas que envolvam:

  • Caixa para reformas;
  • Fundos de reserva.

Mas, atenção! Metas sempre devem ser acompanhadas de objetivos e elas precisam ter um prazo estipulado para o seu cumprimento.

Não se esqueça de apresentar tudo isso na assembléia, para que possa ser discutido.

Categorize pessoas

Existe uma maneira bem comum, que é bem útil e lógica para tornar sua administração mais eficiente, que é fazer uma divisão das despesas, em:

  • Despesas fixas: que são aquelas onde ficam os gastos feitos com funcionários, por exemplo;
  • Despesas variáveis: como exemplo destas tem as taxas e os impostos;
  • Outras despesas: onde fica incluso gastos com as manutenções.

Referente ao último tipo de despesa lembre-se que existem algumas manutenções que precisam ser feitas em determinados períodos, como:

  • Pinturas de fachadas;
  • Limpeza da caixa d’água;
  • Partes do condomínio que sofrem com desgastes do tempo;
  • Entre outras.

Faça uso de uma planilha de previsão de orçamento x gasto

Faça registros com detalhes sobre o fluxo do dinheiro que entra e também do que sai do caixa, deixando tudo esclarecido em uma planilha, já possuindo a previsão do seu orçamento e daquilo que foi gasto.

Anote toda a movimentação financeira que acontece referente ao condomínio!

Gostou das dicas? Agora ter uma administração eficiente do seu condomínio ficou bem mais fácil, não é?

Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *