Rotatividade De Funcionários Prejudica As Empresas

Como a rotatividade de funcionários prejudica as empresas?

A rotatividade de funcionários pode ser um problema significativo o suficiente para arruinar um negócio.

Esse desafio acontece, em linhas gerais, quando os funcionários deixam uma empresa e precisam ser substituídos. Uma certa quantidade de baixas no número de funcionários é inevitável, mas quando a rotatividade atinge taxas altas, pode ser sinal de prejuízo para a empresa.

É preciso saber que alguns funcionários sempre vão sair do quadro por conta de aposentadoria, afastamento por saúde e melhores propostas, por exemplo. Esse nível de rotatividade não só é inevitável como pode ser benéfico, porque traz novas pessoas para a organização, que podem trazer novas ideias e perspectivas. No entanto, é preciso avaliar se o nível de rotatividade de funcionários não está afetando negativamente os resultados de seu negócio.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos falar sobre como a rotatividade de funcionários pode prejudicar as empresas. Confira!,

Prejuízos causados pela rotatividade de funcionários

A taxa de rotatividade é um indicativo do custo que você tem com o treinamento de novos funcionários e cobertura de horas perdidas.

É preciso ter em mente que, quando um funcionário sai da empresa, é preciso fazer um acerto de contas que pode incluir aviso prévio, pagamentos dos dias trabalhados, férias vencidas e proporcionais e 13º proporcional ao período trabalhado.

Além disso, a empresa vai ter que arcar com novos gastos com os processos de seleção, treinamentos, adaptação do próximo funcionário, etc. Tudo isso pode gerar prejuízos bastante significativos: pesquisas apontam que o gasto com a perda de um funcionário pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário.

Assim, caso você não preste atenção ao número de funcionários que deixam a sua empresa, pode acabar gastando mais do que espera. Saiba que, além de gastar mais com isso, a alta rotatividade de funcionários costuma ser um dos principais sinais do fechamento de uma empresa.

Saiba calcular a taxa de rotatividade de funcionários

A taxa de rotatividade é um cálculo do número de funcionários que deixaram a empresa. Embora ela seja geralmente calculada e relatada como uma porcentagem anual, pode ser feita mensalmente ou em determinados períodos.

Você calcula a taxa de rotatividade dividindo o número de funcionários que deixou a empresa pelo número total de colaboradores no início do período. Esse é um aspecto fundamental para a avaliação financeira e qualitativa de sua empresa.

Para calcular a rotatividade de forma eficaz, você deve começar com o número total de pessoas que não estão mais na empresa. A maioria das organizações também inclui nestes números os funcionários que pediram demissão.

Então, para calcular a rotatividade de pessoal, se você verificar que 10 pessoas deixaram a empresa ou um departamento dentro do período anual, a taxa de rotatividade será de 10 pessoas ao ano. Após isso, você deve dividir o número de rotatividade pelo total de funcionários. Se a empresa tem 50 funcionários, divida 10 por 50 para chegar à taxa percentual de rotatividade, também conhecida como turnover.

As pessoas são o recurso mais importante dos empreendimentos. São seus funcionários que vão contribuir criativamente para o sucesso de sua empresa e garantir que a produtividade se mantenha nos níveis desejados.

Ou seja: para evitar a rotatividade de funcionários, e os consequentes prejuízos causados por ela, você deve valorizar a sua equipe e mantê-la motivada. Crie um relacionamento baseado na confiança com seus colaboradores. Os resultados finais serão melhores e a empresa terá funcionários qualificados.

É importante, portanto, ter políticas voltadas à retenção de funcionários. Afinal, com a alta concorrência do mercado, você não vai querer colaboradores desmotivados e perder talentos para seu concorrente, gerando mais custos para a sua empresa, certo?

Você já havia parado para pensar em como a rotatividade de funcionários prejudica a sua empresa? Como essa questão é tratada no seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Temaví! Será um prazer conversar com você e definir as melhores formas para aprimorar a gestão do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *