Administrar As áreas Comuns Do Condomínio

3 dicas para administrar as áreas comuns do condomínio

Geralmente, a administração de um condomínio é algo muito complicada, pois envolve muitas coisas, como atividades operacionais, manutenção, gerenciamento dos colaboradores e contabilidade.

E dessa mesma forma, o síndico precisa ficar sempre atento, e muito disposto a promover o bem-estar e o bom relacionamento no condomínio, em diversas áreas.

Por isso, hoje preparamos 3 dicas para administrar as áreas comuns do condomínio. Boa leitura!

Afinal, qual a importância de se preservar as áreas comuns do condomínio?

Primeiramente, vamos te dizer porque é tão importante que você cuide das áreas comuns do seu condomínio. Para começo de conversa, ter áreas comuns em bom estado é o que traz um bom reflexo da administração.

Como síndico, é muito importante prever melhorias e fazer o orçamento das manutenções, demonstrando muito cuidado com o prédio e agregando valor maior ao seu trabalho, especialmente porque estas são mudanças que os moradores conseguem ver.

Além disso, isso que ajuda também a conquistar novos moradores, porque a primeira impressão é sempre a que acaba ficando, assim, quando os potenciais moradores forem visitar o condomínio, irão perceber que é um lugar organizado, onde qualquer um gostaria de morar.

Por essa razão mesmo, que cuidar das áreas comuns é tão importante. Isso ajuda a valorizar o imóvel, tornando até possível aumentar o preço da locação ou da venda, bem como da manutenção do prédio.

Outro benefício que podemos citar é a economia em longo prazo, porque fazendo manutenções periódicas, se consegue evitar que problemas bem maiores apareçam.

Se você achava que não era necessário cuidar das suas áreas comuns, agora tem motivos de sobra para aderir à ideia. Lembre-se de tomar cuidado para que todas as ideias de alterações sejam levadas nas assembléias, para que haja aprovação dos moradores e assim tudo se equilibre em conformidade.

        1-Pesquise sobre fornecedores

É importante, que antes de realizar fechamento com fornecedores, você faça uma pesquisa para ver se existe equilíbrio entre preço e qualidade, de forma que o mais barato não resulte em desastre. Observe as questões de entrega, mão de obra qualificada, tipo de serviços, prazos e entre outros.

        2-Prepare um cronograma

Para manter tudo organizado, faça uma agenda, mantenha tudo anotado: datas de manutenções e reparos que precisam ser feitos durante o ano.

Fazendo isso, você consegue programar de uma forma mais adequada o seu orçamento e se preparar para imprevistos que possam acabar surgindo no meio do caminho.

        3-Monitore cada equipamento e área

Para que o planejamento funcione de maneira adequada não só neste ano, mas em todos os anos seguintes, você deve criar uma pasta onde tenha informações sobre cada um dos equipamentos e áreas disponíveis no condomínio.

Dessa maneira, se torna possível, fazer uma avaliação dos custos de cada um deles, assim como prever os seus períodos de manutenção.

Nesses documentos, leve em consideração o seguinte:

  • Fachadas: É recomendada que seja lavada a cada 5 anos;
  • Áreas de lazer: lembre-se de realizar o tratamento das piscinas, seguindo sempre as recomendações dos fabricantes. De três em três meses, faça a verificação do playground. Os demais espaços precisam ser verificados todos os meses;
  • Caixa d’água: É recomendado fazer sua limpeza semestralmente;
  • Gás: se mantenha atento ao valor da conta.
  • Sistema elétrico: a cada seis meses, veja como está o sistema elétrico do condomínio.

A partir dessas dicas de administração para condomínios, você como síndico estará mais seguro e atuando em conformidade com as exigências. E ATENÇÃO! Não se esqueça da necessidade de ter um contador ao lado, pois através dele tudo se tornará mais simplificado em sua atuação como síndico, tanto em questões financeiras, como fiscais.

Gostou das dicas?

Agora que você já compreende a importância de uma administração eficiente das áreas comuns do condomínio e sabe como fazer, é só colocar em prática!

E em caso de precisar de uma excelente equipe contábil, basta entrar em contato!

Muito sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *