Marketing para Transportadoras
A demanda por serviços de logística no Brasil é grande, por isso aprenda a fazer um bom marketing para sua transportadora!
Já faz um bom tempo que o marketing não é somente um suporte para a área de vendas.
Toda a empresa que busca crescimento e quer se expandir, precisa ter um time de marketing que esteja bem atualizado e ativo com as inovações do mercado, para que seja possível criar boas estratégias, para o alcance do sucesso.
Obviamente, estratégias como essas começam com um bom plano de marketing.
Nos últimos tempos, a demanda por serviços de logística cresceu bastante no nosso País, pensando nisso, hoje nós vamos compartilhar algumas dicas de marketing para transportadoras para que você possa alcançar os objetivos de crescimento de sua empresa de transportes.
O que é um Plano de Marketing para Transportadoras?
De maneira bem simples e objetiva, o plano de marketing é onde são determinadas as ações de marketing que serão feitas pela empresa de transporte de cargas, com o intuito de conquistar os objetivos almejados, exemplo:
- Melhorar vendas,
- Se destacar dentre os concorrentes,
- Aumentar a visibilidade da marca,
- Fortalecer o networking
- E etc.
Esse tipo de planejamento pode ser feito em qualquer ocasião, seja para lançar um produto, uma marca, ou para promover os serviços de logística.
Portanto, o plano de marketing para transportadoras deve ser observado pela empresa, como fazendo parte de suas ferramentas de gestão, de forma que a sua competitividade no mercado tenha mais vantagens.
Conheça o seu mercado
É mais do que essencial que você conheça muito bem o mercado no qual você está atuando, além de procurar entender quais são as estratégias adotadas pelos seus concorrentes.
Esse passo é muito importante, porque assim você consegue desenvolver formas de comunicação que sejam diferenciadas, fazendo com que você se destaque frente às outras empresas, fazendo sua campanha de marketing ser bem-sucedida de diversas formas, seja na melhoria da comunicação de seus serviços para com os clientes, ou para outras divulgações efetivas.
Além disso, é muito importante que você trabalhe com a criatividade, buscando explorar áreas que ainda não foram notadas por nenhuma outra empresa. Nesse momento, você deve fazer a si, algumas perguntas:
- Quem são meus principais concorrentes?
- Como eles se comunicam com o público?
- Qual é e como é a minha presença no mercado?
- Qual é a presença da concorrência na vida e na mente do consumidor?
- Como os concorrentes trabalham com a logística promocional?
- Existe alguma área ainda não explorada pelos concorrentes?
Essas respostas são conquistadas por meio de monitoramentos realizados em pesquisas de campo, redes sociais, avaliação de lucros e expansão de mercado.
Defina suas estratégias e ações
Agora, o que você precisa fazer, é estabelecer qual é o objetivo do seu plano de marketing.
Depois que você conseguir determinar o objetivo adequado de seu plano, só terá que fazer uma análise das ações que devem ser tomadas. Por exemplo,
- Você quer destacar os descontos promocionais do seu negócio?
- Por onde deseja iniciar? Mídias pagas ou gratuitas?
- Como se inserirá nas redes sociais?
- Como se dará seu planejamento com o marketing digital?
- Qual será a frequência de postagens e interações advindas do marketing da evolução – também chamado de marketing virtual… e assim por diante.
Estabeleça um cronograma
É preciso colocar no papel, todo o monitoramento feito com relação às ações, aos seus resultados e também dos recursos que foram ou que serão usados, porque quando você não realiza registros, fica muito complicado saber o que realmente funcionou/ funciona no seu plano.
Realmente, os planos de marketing para transportadoras não têm fim, porque na verdade, você precisa revisa-los, refazê-los e mantê-los sempre muito bem atualizado com os outros fatores da empresa.
Gostou das dicas? Sem dúvida, sua demanda vai aumentar mais ainda a partir de agora!
Sucesso!