Criação e envio de ata condominial: envio digital, fácil e ágil
Aprenda a realizar a criação e o envio da ata condominial
A criação da ata condominial é importante em cada detalhe, sendo um documento necessário que servirá como prova de discussão, se porventura houver algum problema futuro. Sobre o envio, é necessário que cada condômino receba a sua cópia, e você pode optar pelo envio digital para colaborar com a natureza.
A criação e o envio da ata condominial é uma ação importante, pois se trata de um documento que registra os presentes e toda a discussão que ocorre durante a reunião condominial.
A ata é um item obrigatório para validar a reunião, servindo como instrumento validador das ações do síndico e como prova em eventuais discussões.
Continue conosco na leitura desse artigo e aprenda como fazer a criação e o envio da ata condominial.
Criação e envio da ata condominial: aprenda como fazer
Para a criação e envio da ata condominial, coloca-se como primeiro item o conteúdo da ata, pois ele deve ser um resumo dos assuntos abordados e discutidos na reunião.
Além do conteúdo, é importante que ela siga os requisitos formais.
Vejamos o que precisa constar neste documento para a criação e envio da ata de condomínio:
- data, horário e local da reunião com o endereço específico;
- tipo de reunião, se é mensal, anual ou de emergência;
- itens discutidos de forma específica sobre cada um;
- os registros dos assuntos e as colocações de cada condômino;
- assinatura de todos os participantes, do síndico e da secretária. As assinaturas provam que a reunião obedece ao quorum exigido pelas leis;
- lista de presença com o nome completo e a unidade de todos os presentes. Este item não é obrigatório para a segurança jurídica do documento.
A criação da ata condominial deve ser clara e objetiva, pois assim facilita o entendimento, e deve também respeitar o andamento da reunião.
Além disso, é necessário seguir as sequências dos registros dos acontecimentos durante a reunião.
A criação e o envio de ata condominial têm um próximo passo importante: o seu destino. Após a reunião é recomendado enviar uma cópia para cada condômino.
Apesar de não haver um prazo específico no código civil para envio, adota-se um prazo de oito dias (que já foi previsto na antiga lei dos condomínios).
Por fim, se for necessário, também deve-se realizar o registro da ata em cartório, mas nem sempre existe essa necessidade.
Cada detalhe da ata é importante, então cuide para não esquecer de nenhum. Durante a reunião, você ainda pode fazer um rascunho e logo após confeccionar o documento.
Conte conosco para ter mais economia, praticidade e modernidade para o seu condomínio
Neste artigo, analisamos a criação e o envio de ata condominial e a sua importância.
Citamos cada passo para que você não erre em nenhum deles, ensinando detalhes de como confeccionar a ata e ainda registrá-la no cartório, se for necessário.
Também sugerimos que você trabalhe com o esquema de rascunho para não esquecer nenhum detalhe quando for confeccionar o seu documento.
Ressaltamos, também, a importância de cada condômino receber a sua cópia. Sugerimos que você use o envio digital por ser mais rápido e ajudar a natureza economizando no papel.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?
Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Estamos à sua disposição
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!