skip to Main Content
Criação E Envio De Ata Condominial: Envio Digital, Fácil E ágil

Criação e envio de ata condominial: envio digital, fácil e ágil

Aprenda a realizar a criação e o envio da ata condominial 

A criação da ata condominial é importante em cada detalhe, sendo um documento necessário que servirá como prova de discussão, se porventura houver algum problema futuro. Sobre o envio, é necessário que cada condômino receba a sua cópia, e você pode optar pelo envio digital para colaborar com a natureza.

A criação e o envio da ata condominial é uma ação importante, pois se trata de um documento que registra os presentes e toda a discussão que ocorre durante a reunião condominial.

A ata é um item obrigatório para validar a reunião, servindo como instrumento validador das ações do síndico e como prova em eventuais discussões.

Continue conosco na leitura desse artigo e aprenda como fazer a criação e o envio da ata condominial.

Criação e envio da ata condominial: aprenda como fazer

Para a criação e envio da ata condominial, coloca-se como primeiro item o conteúdo da ata, pois ele deve ser um resumo dos assuntos abordados e discutidos na reunião.

Além do conteúdo, é importante que ela siga os requisitos formais.

Vejamos o que precisa constar neste documento para a criação e envio da ata de condomínio:

  • data, horário e local da reunião com o endereço específico;
  • tipo de reunião, se é mensal, anual ou de emergência;
  • itens discutidos de forma específica sobre cada um;
  • os registros dos assuntos e as colocações de cada condômino;
  • assinatura de todos os participantes, do síndico e da secretária. As assinaturas provam que a reunião obedece ao quorum exigido pelas leis;
  • lista de presença com o nome completo e a unidade de todos os presentes. Este item não é obrigatório para a segurança jurídica do documento.

A criação da ata condominial deve ser clara e objetiva, pois assim facilita o entendimento, e deve também respeitar o andamento da reunião.

Além disso, é necessário seguir as sequências dos registros dos acontecimentos durante a reunião.

A criação e o envio de ata condominial têm um próximo passo importante: o seu destino. Após a reunião é recomendado enviar uma cópia para cada condômino.

Apesar de não haver um prazo específico no código civil para envio, adota-se um prazo de oito dias (que já foi previsto na antiga lei dos condomínios).

Por fim, se for necessário, também deve-se realizar o registro da ata em cartório, mas nem sempre existe essa necessidade.

Cada detalhe da ata  é importante, então cuide para não esquecer de nenhum. Durante a reunião, você ainda pode fazer um rascunho e logo após confeccionar o documento.

Conte conosco para ter mais economia, praticidade e modernidade para o seu condomínio

Neste artigo, analisamos a criação e o envio de ata condominial e a sua importância.

Citamos cada passo para que você não erre em nenhum deles, ensinando detalhes de como confeccionar a ata e ainda registrá-la no cartório, se for necessário.

Também sugerimos que você trabalhe com o esquema de rascunho para não esquecer nenhum detalhe quando for confeccionar o seu documento.

Ressaltamos, também, a importância de cada condômino receber a sua cópia. Sugerimos que você use o envio digital por ser mais rápido e ajudar a natureza economizando no papel.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?

Entre em contato com um dos nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Estamos à sua disposição

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top