Reduzir Custos De Uma Transportadora

Como reduzir os custos de uma transportadora?

Reduzir os custos de uma transportadora sem perder a qualidade dos seus serviços é possível

É fundamental fazer uma redução de custos na gestão da sua transportadora, para que assim, seja possível manter um balanço financeiro adequado.

Mas, isso precisa ser feito com muito cuidado, tendo atitudes bem pensadas. Do contrário, um grande prejuízo pode ser gerado a longo prazo e ainda ocasionar uma queda na qualidade do serviço que você oferece.

Veja agora, como reduzir os custos de uma transportadora sem perder a qualidade!

Controle seus custos

Para estabelecer estratégias e reduzir de custos de uma transportadora de maneira adequada, o primeiro passo é monitorar de perto e, integralmente, cada um dos detalhes e ações. Apenas assim, sua empresa se torna capaz de montar um plano eficaz, que realmente gere otimizações a toda corporação.

Isso envolve monitoração nos seguintes pontos:

  • Custos por viagens;
  • Custos por motoristas;
  • Custos com manutenção;
  • Custos com trocas de peças.

Por isso a ajuda de um contador se torna tão eficaz, pois, enquanto o gestor está preocupado na promoção das vendas e demais negociações, com um especialista da área é possível ter maior engajamento nesse sentido, minimizando assim as despesas e mantendo a qualidade de acordo com as informações de valor que são repassadas pelo contador especialista na área de transportes.

Manutenção

Fazer a manutenção preventiva é algo que te ajuda muito a ter uma boa gestão da transportadora. Muitos dos responsáveis por essa parte acham que a prevenção não é tão importante assim, mas, isso significa uma redução significativa em seus custos.

Pense que um probleminha hoje, pode acabar virando um monstro amanhã e causar uma grande dor de cabeça para você!

Outra alternativa que pode ser utilizada é a terceirização do serviço de manutenção da sua frota.

Mantenha o planejamento de rotas

Fazer um planejamento de rotas é algo que faz com que os melhores percursos sejam definidos e isso vai muito além do que apenas uma tomada de decisão, porque também serve para tornar os serviços das transportadoras bem melhor e ainda previne custos.

Os benefícios mais evidentes que podemos citar com a prática disso, são:

  • Otimização de tempo de transporte;
  • Economia de combustível;
  • Redução de custos operacionais.

Uso de produtos de qualidade

Para que seja possível manter a sua frota sempre em ação, faça chuva ou faça sol, tendo o mínimo de veículos parados na garagem, faça uma manutenção, usando produtos de qualidade!

Podemos citar como exemplo, os óleos lubrificantes.

Os motores são os principais, atendendo todos os dias as exigências e por isso, precisam que a gestão da transportadora tenha ações assertivas com o uso desses produtos, assim como outros elementos, que possam proporcionar:

  • Durabilidade;
  • Performance;
  • Resistência.

Estabeleça metas mensuráveis

Para que você e sua empresa consigam atingir resultados melhores, é preciso estabelecer metas, que sejam suficientes para garantir a obtenção dos resultados.

Converse com seu contador para definir o que é possível e o que não é possível de se fazer nesse sentido.

Instrua os funcionários a não dirigir em marcha lenta

Está aqui uma curiosidade que influencia muito nas questões financeiras do mundo dos transportes. Quando qualquer veículo opera em marcha lenta, ele:

  • Causa danos excessivos,
  • Gera uma redução na vida útil do motor,
  • Aumenta o gasto de combustível;
  • Emite maior poluentes.

Portanto, instrua sua equipe para não fazer isso, pois trará uma considerável redução em seus custos diretos e também indiretos.

Como você viu, para reduzir custos de uma transportadora envolve ações estratégicas e direcionamento, do contrário, não poderá ser alcançada com base na qualidade e eficiência.

Se tiver dúvidas, entre em contato com a gente!

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *